Para quem trabalha com Sistemas de Informações Geográficas e necessita manipular arquivos em formato CAD, sabe das limitações que existiam no mercado na dependência de utilização de software proprietário - seja para conversão ou edição destes arquivos. Hoje vamos falar de uma solução eficiente e fácil manipulação, e melhor de tudo, gratuito (sem essa de ficar com keygen, crack e coisas do tipo).

O Draftsight é um sistema desenvolvido pela Dassault Systèmes e pode ser usado por profissionais, empresas e estudantes para criar, editar e visualizar arquivos DWG, DXF, DWS e DWT. Pode ser instalado nos sistemas Windows, Linux e MAC, de maneira rápida e fácil.

Para aqueles com dificuldades no idioma inglês, o programa possui a tradução para o Português/BR, o que pode facilitar se você nunca utilizou o programa da AUTODESK. Caso já seja um usuário com certa experiência e vivência na plataforma em inglês, terá que se adequar caso sua instalação seja feita em português. Por exemplo: copiar feições e colar na posição original (mantendo as coordenadas de origem) será feito com o seguinte comando: colar@posiçãoorigem. Outros comandos também sofrerão alteração na maneira de "chama-los" pela linha de comando, mas nada que uma leitura rápida no manual do usuário e sites da web possa auxiliar.

Utilização:

1) Caso necessite apenas visualizar arquivos DWG e salvar como DXF para importar em programas de SIG, faça de maneira rápida e fácil (Abrir e Salvar Como..)

2) Agora se você é daquelas pessoas que gosta de organizar os dados(muitos dos desenhos em CAD sempre estão com feições em diversas camadas e sem nenhuma organização), deixando o desenho mais "limpo" e de fácil manipulação em ambiente SIG, edite os dados pelo programa e depois salve como DXF para utilizar nos principais programas de SIG que suportam esta extensão.
Para manipulação dos dados o Draft Sight possui uma ferramenta essencial (seleção inteligente), que o pessoal de SIG já está bem acostumado, que é a seleção de feições baseada consultas. Por exemplo, selecionar todas a feições que estão na camada QUADRAS; ou então selecionar todas as feições que possuem geometria polígono; selecionar todas as feições que possuem a cor azul.. e assim por diante... Essa ferramenta auxilia para organizar feições da base de dados que foram desenhadas sem nenhuma organização estruturada de camadas, utilizando estilos de linha e geometria para diferenciar as feições no desenho... Caso esta seja sua realidade, esta ferramenta de seleção inteligente será muito útil, pois seus dados serão importados no ambiente SIG de forma limpa...

Caso você seja um profissional que utiliza a plataforma CAD para manipulação de seus mapas e desenhos (principalmente pessoal da topografia, arquitetura e engenharia) o programa possui uma ferramenta interessante para exportar os desenhos que estão nas abas de layout para PDF, com um módulo específico para essa ação, sem necessidade de instalar uma impressora PDF no computador. E ainda, é possível exportar todas abas de Layout configuradas no desenho de uma única vez, acelerando o processo de impressão...

A utilização deste programa como auxilio para manipulação de arquivos geográficos em ambiente CAD deixará seu ambiente de trabalho mais completo, e melhor de tudo, de forma livre...

Em buscas pela web é fácil encontrar material sobre o Draftsight..

Site para Download do programa Draftsight.

Após a instalação, cadastre um email pra ativar o produto (mesmo na versão livre).