O Consórcio Capim Branco Energia – CCBE, constituído pelas empresas Aliança Geração de Energia S.A (87,3684%) e Votorantim Metais Zinco S. A (12,6316%), administra as usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II.

Com potência instalada total de 450 MW, as usinas foram implantadas no rio Araguari, entre os municípios de Uberlândia, Araguari e uma pequena porção do município de Indianópolis, na mesorregião do Triângulo Mineiro, Minas Gerais.

A gestão fundiária da área afetada pelo empreendimento estava organizada e sistematizada através de uma planilha, onde todas as informações sobre o status fundiário e dados cadastrais estavam armazenadas.

A organização das informações fundiárias de forma tabular não estava atendendo de forma completa toda a gestão, levando em consideração a amplitude dos dados relacionados. Cada propriedade rural afetada pelo empreendimento possui uma série de informações correlacionadas, entre elas estão: o perímetro da propriedade, reserva legal alocada, documentação em geral (matricula, contratos e recibos), serviços realizados entre outras. Todas estas informações estavam armazenadas em pastas de arquivos nos servidores do CCBE

Com a intenção de melhorar a gestão das informações relacionadas à cada propriedade, todos os dados foram cadastrados no Geoadmin com isso o processo gestão foi facilitado, a seguir uma lista dos principais ganhos na gestão:

  • Foi possível o acesso à informação de forma rápida e segura;
  • Gerenciamento de usuários através de grupos e permissões;
  • Usuários sem experiência com a utilização de ferramentas de de geoprocessamento acessam os dados completos;
  • Visualização todas as propriedades em Mapas Web, com acesso ao detalhe através de um clique;
  • Gerenciamento de reservas legais compensadas em outras propriedades;
  • Cálculo automatizado de quantidade de reserva necessário e status atual;
  • Acompanhamento de status fundiário e regularização;
  • Gerenciamento de serviços e licenças, com notificação de vencimento por e-mail;
  • Gerenciamento de ocorrências no empreendimento;

Além de fornecer o sistema para gestão, também foram realizadas conversões cartográficas dos dados em formato Auto Cad e ShapeFile existentes, com o objetivo de padronizar a entrada dos dados no sistema.

Abaixo imagens do sistema com propriedades inundadas e propriedades receptoras de reserva legal.

Propriedades, reservas e parcelas

Propriedades

Para maiores informações sobre o Geoadmin acesse o site geoadmin.com.br ou entre em contato através do e-mail comercial@geoadmin.com.br.