O retorno do investimento em tecnologia: a primeira coisa que devemos assumir é que a tecnologia é uma amiga do gestor.

Uma grande amiga.

Essa afirmação parece óbvia mas sua prática ainda não é.

De fato, todos os sistemas de gestão analógicos ou digitais apresentam prós e contras.

O que observamos neste artigo é que sistemas de gerenciamento fundiário e ambiental digitais demonstram muito mais benefícios do que ressalvas em comparação a outras modalidades.

Eficiência para o gerenciamento de equipes multidisciplinares

Um sistema de gestão fundiária online garante aos administradores ferramentas para organizar o trabalho de equipes em campo e fora dele em tempo real.

As tarefas não ficam estacionadas em função de telefonemas ou registros.

Prevenção contra processos, impedimentos e paralisações

Quanto mais áreas a serem administradas maiores as chances de complicações burocráticas que podem levar a processos onerosos.

Ao tratar de grandes projetos os riscos e consequências são proporcionais.

Uma falha na obtenção de licenças, certificados pode gerar multas e processos muito caros.

O valor para custear UMA multa, paralisação de projeto ou processo jurídico poderia pagar a implantação de um Sistema de Gestão que minimiza significativamente os riscos contra esse tipo de prejuízo.

Redução de custos operacionais

Sistemas de gestão digitais online expressam um custo baixo de aplicação e manutenção anual.

Podem ser acessados a partir de qualquer área com acesso à internet sem a necessidade de instalação no dispositivo.

O suporte ao usuário e treinamento de equipes podem ser realizado por conferência ou telefone junto aos desenvolvedores e especialistas em gestão.

Imagem pública sustentável

Empresas que utilizam Sistemas de Gestão Fundiária digitais estão alinhadas com práticas sustentáveis urbanas e rurais.

Trata-se de uma tecnologia positiva ao meio ambiente que se materializa em pequenos detalhes (reduzindo o consumo de papel, por exemplo) e que também influencia diretamente sobre grandes impactos, pois cumpre papel significativo na gestão sustentável de empreendimentos.

Nesse sentido, até a competitividade da empresa é promovida se bem explorada por ações de marketing

Eficiência que gera liquidez

Ao implantar o sistema a empresa promove a eficiência administrativa.

Um sistema de gestão fundiária e ambiental orgânico e funcional reduz riscos promovendo a velocidade e assertividade de ações nos processos do dia a dia.

Um colaborador que gastaria uma hora para monitorar as licenças exigidas para um empreendimento passaria a gastar 10 minutos.

Uma equipe que em campo quando recebe dados e orientações em tempo real executa suas tarefas com mais precisão e resultado.

Os desafios de grandes empreendimentos fundiários exigem soluções do mesmo porte.

A aplicação de Sistemas de gestão fundiária digitais prova a cada dia que é possível lidar com cenários de gestão complexos com segurança e eficiência.

Neste ensaio tentamos apresentar alguns dos benefícios que já fazem parte da realidade de grandes empresas que lidam com a administração complexa de terras.

Por enquanto a tecnologia para atender esse segmento é uma opção, mas logo se tornará regra (institucionalizada ou não).

As empresas mais experientes no uso dessas ferramentas estão sendo formatadas agora e, provavelmente, elas estarão liderando seus mercados em um futuro bem próximo.