Uma nova versão do QGIS foi lançada estes dias! A versão 2.4 conta com diversas funcionalidades novas e correções de bugs.

Acho incrível uma equipe com tão reduzida consiga manter um software de alta qualidade, com milhares de linhas de código e releases tão apertadas. Parabéns time QGIS!

A grande mudança do momento é a renderização multi-threaded! Antes o QGIS utilizava apenas um core do processador para renderizar os dados dos mapas. Agora ele utiliza vários. A funcionalidade, já saiu do modo beta e está em produção, mas ainda acredito que necessita de testes, principalmente em ambientes que utilizam bancos de dados.

Os tempos de renderização com a funcionalidade de multi-thread melhoraram bastante. Em testes simples com um cronômetro externo, medimos junto com a equipe os tempos em diversas áreas do projeto, em diversas escalas.

Em alguns pontos saímos de 5,9s para 3,92 - isto para a extensão total de um projeto, com milhares de objetos, em uma máquina quad-core com 4Gb de RAM. Não se esqueçam, as renderizações atuais dos softwares GIS não são aceleradas por GPUs (placas de vídeo, para facilitar). É uma melhora de (mais ou menos) 30%. Em outros casos a melhoria foi um pouco mais tímida, mas ainda assim, significante: de 2,83s para 1,61.

A única coisa que não consegui medir foi se o QGIS está onerando o banco mais que o necessário, mas acredito que não. Em nosso parque de máquinas, apenas um usuário conta com o 2.4, mas os outros devem migrar logo.

Novos renderizadores poligonais também foram incluídos, permitindo o uso de gradientes, internos e externos (lembram dos mapas da National Geographic?).

O changelog completo pode ser conferido aqui.

Mais uma vez, parabéns time QGIS!