Se você faz parte de um projeto ou serviço de qualquer tamanho e ainda não criou uma lista com todas as tarefas, a chance de ter alguma coisa atrasada é bem grande.

Determinar uma lista de tarefas e cumprir o planejamento é essencial para o sucesso de seu projeto, além disso satisfação de seu cliente é garantida.

Hoje nesse post vou falar um pouco de nossa experiência em planejamento de projetos e como esse trajeto nos levou ao desenvolvimento de uma ferramenta simples e muito eficiente, o Geoadmin.

Aqui na empresa já trabalhamos com vários tipos de projeto, sendo nosso foco o Geoprocessamento e Desenvolvimento de Sistemas.

Temos clientes do setor público e privado e alguns destes projetos duraram meses, outros até mais de um ano e a gestão sempre foi um ponto de atenção.

Como a maioria das equipes, sempre começamos nosso planejamento com um plano de trabalho bem definido junto ao cliente e com uma lista de produtos a serem entregues.

Essa lista de produtos era digitada no Excel com responsáveis e datas, o arquivo era salvo no servidor de arquivos da empresa e no início até era bem atualizado.

Porém, com o passar do tempo e com todas as informações geradas esse arquivo não era atualizado, pois apesar de ser uma ferramenta interessante, não era a ideal.

Então em uma reunião de planejamento decidimos criar uma planilha mais atualizada, porém no Google Drive, onde todos teriam acesso e seria fácil de acompanhar.

Deu certo? Não! Mesmo sendo no Google Drive, ainda era uma planilha.

Após comprovar que as planilhas não eram um bom caminho para a gestão, decidimos utilizar a mesma ferramenta do nosso time de desenvolvimento o Gitlab.

Para gestão de projetos não utilizamos todas as ferramentas do Gitlab, pois é um sistema voltado para versionamento de código, porém o gerenciamento das tarefas era bem flexível.

Foi uma grande evolução! Na ferramenta havia possibilidade de inserir comentários, anexar documentos e os responsáveis recebiam notificações sobre qualquer alteração, então percebemos como esses pequenos detalhes eram importantes para nosso dia a dia.

Neste período estava em desenvolvimento na empresa um sistema voltado para gerenciamento de dados geográficos na web para um consórcio de usinas hidrelétricas e percebemos a sinergia da gestão de projetos com a gestão de dados geográficos.

Então criamos o Geoadmin contemplando a gestão de projetos e a gestão de dados geográficos.

O melhor de tudo é que ele é simples, sem deixar deixar de ser muito eficiente.

Utilizamos o Geoadmin em todos os nossos projetos, onde todos os dias os membros da equipe acompanham o sistema e sabem exatamente quais são suas tarefas e os novos desenvolvimentos em suas obrigações.

Atualmente várias empresas estão utilizando o Geoadmin em seus projetos. Empresas de Consultoria Ambiental, Topografia, Construção e Geração de Energia são alguns exemplos.

Cronograma


Conheça o Geoadmin, é possível criar uma conta de avaliação através do site https://geoadmin.com.br clicando no botão registrar, você terá 14 dias para testar como quiser.

Se precisar acesse nosso site de Ajuda on-line, aqui você também irá ver praticamente todas as telas do sistema com exemplos práticos.

Bônus

Como disse antes, trabalhamos com Geoprocessamento e no mapa do Geoadmin tem informações de fontes externas que são bastante úteis no dia a dia. No Geoadmin temos publicado as seguintes fontes:

  • Imóveis públicos e privados, norma antiga e SIGEF;
  • Unidades de Conservação;
  • Quilombos;
  • Terras Indígenas;

Compilamos a base toda do INCRA em um único arquivo shapefile, que pode ser utilizado no QGIS ou em qualquer software de geoprocessamento.

Para baixar os dados Clique aqui. Os dados são de Março de 2018.

Na tabela de atributos tem o link direto para acessar a parcela no site do SIGEF, não perca a chance de baixar!