As histórias de usuários são ferramentas interessantes para se determinar quais são as funcionalidades reais de um sistema a ser construído.

Elas são breves, capturam as informações gerais e servem de documentação de alto nível para diversos outros produtos dentro da organização que constrói software.

Nós da SIGMA, construímos um pequeno template para ser impresso e que você pode levar com você para qualquer lugar. Este template será disponibilizado em nosso repositório, de forma gratuita.

O que são?

Histórias de Usuários são pequenos documentos que ajudam a descrever uma funcionalidade a ser implementada em determinado sistema.

Elas, através de uma única sentença, tentam capturar um requisito de negócio e seu valor para o negócio.

Estas histórias, geralmente são no seguinte formato:

  • Eu, como administrador do sistema, gostaria de delegar permissões a outros usuários, de forma que eles possam executar seu trabalho sem me incomodar;
  • Eu, como usuário, gostaria de abrir uma ocorrência, de forma que ela fique registrada e alguém possa resolver este problema;

As histórias, são geralmente escritas utilizando pequenos quadradinhos de papel com cola amarelos, ou os PostITs. No nosso caso, criamos um template para ser impresso e ser utilizado com papel e caneta.

Exemplo

Um exemplo prático completo, é o seguinte:

  • Título: Visualizar ocorrências em um mapa
  • Prioridade: A (na SIGMA usamos da letra A até a letra D para denotar prioridades, onde A é a prioridade mais alta e D a mais baixa);
  • Ação: Eu, como usuário do sistema, gostaria de visualizar as ocorrências em um mapa, de forma que eu possa otimizar a minha rota de atendimento;

Além desta seção básica, contendo estas informações, adicionamos uma área para você detalhar as tarefas necessárias para completar aquela história de usuário, bem como o número de pontos que cada tarefa e a história irão tomar.

Sem mais delongas, esse template está disponível no repositório template-agil, no Gitlab da SIGMA. Fiquem a vontade e contribuições são bem vindas!

O template está disponível em SVG e pode ser aberto utilizando o Inkscape. O template contém quatro histórias de usuário por página.

Abraços!